17 de junho de 2014

Queda de cabelo


Hello,
queda de cabelos
Fonte da imagem aqui

A queda de cabelos é um assunto que aflige não só homens mas também mulheres. 
Venho tratando a queda há algum tempo e o diagnóstico foi alopecia androgenética feminina. Me desesperei, chorei e concluí que só adianta tratar, não adianta lamentar.
A cada dia surgem novas alternativas (sorte nossa!!)
Se você está com queda, como eu, vamos à luta e força na peruca.
Vou separar em capítulos porque o assunto é muito longo.
Começando com a parte chata, mas necessária: a parte técnica. Óbviamente, as informações contidas neste post são coletadas e citadas as fontes.
Alguns detalhes: 
- sou psicóloga, não sou médica,
- meus relatos se baseiam na minha experiência pessoal (exceto aqueles com citação da fonte)
- não indico tratamentos,
- me formei Cabeleireira, por amor ao assunto, não atuo na área,
- fiz um curso de Formulação de cosméticos capilares, também por amor,
- ninguém precisa de conselhos, mas cuidado, não caia no conto do vigário de pessoas que aproveitam este momento de fragilidade e apresentam "soluções definitivas" por apenas 200 reais.


Alopecia, de uma forma geral e em especial a alopecia androgênica,  é a forma mais comum de perda de cabelo, sendo mais comum em homens que em mulheres. Chega a afetar entre 50% e 80% dos homens caucasianos. Tem evolução progressiva com a idade, na quinta década de vida pode atingir 40% dos indivíduos e 80% por volta da oitava década.
A frequência nas mulheres gira em torno de 20% a 40% e ocorre entre a terceira e quinta década de vida, quando então estaciona, não aumentando a frequência.
No entanto, por seu caráter estigmatizante a procura por tratamentos é muito mais frequente nas mulheres do que em homens.

Alopecia : definição e causas (retirados de Wikipedia aqui)

 É a redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todo os pêlos do corpo, é chamada de alopecia universal. O dicionário Aurélio registra a possibilidade de dupla pronúncia, ou seja, pronúncia facultativa.                                                                                                              

  • Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afeta mulheres; começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus; como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona;
  • Areata: relacionada especialmente a fatores autoimunes e seu agravamento é influenciado pelo emocional. A alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pelos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pelos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses, porém em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal);
  • Congênita: ligada a fatores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimento;
  • Traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo;
  • Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" os próprios cabelos conscientemente ou não;
  • Secundária ou Medicamentosa: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como a quimioterapia;
  • Seborreica: a dermatite seborreica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema; contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos;
  • Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres; consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas; normalmente, responde bem aos tratamentos médicos;
  • Alérgica: pessoas alérgicas a glúten do trigo e a lactose ou caseína do leite de vaca são os mais propensos a terem calvície; essa condição de alergia se manifesta em outros sintomas, porém pouco relacionada a isso.
Minoxidil  aqui

E você, tem queda? Como trata?
bjks


Facebook gaspinha
Instagram gaspinhaimportados
Twitter gaspinha1
Grupo Importados Facebook
Email gaspinha1@gmail.com


Nenhum comentário: