1 de outubro de 2014

Shampoo em barra


Hello,

O shampoo em barra é uma tendência e muito usado pelas gringas. 

É muito prático, com ingredientes ativos vegetais, sem conservantes, sulfatos, parabenos e outros produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. 
Pode ser usado todos os dias. 
E é uma ótima opção para quem faz co-wash. 



shampoo em barra
Shampoo castille e aloe vera

Quer mais?  Então leia o post completo a seguir!






Como usar o shampoo em barra?
shampoo em barra
Cesta miniaturas shampoo em barra

O shampoo em barra pode ser usado de 2 maneiras:
1- Molhe o cabelo abundantemente. 
Massageie a barra no couro com pequenos movimentos circulares até conseguir espuma suficiente para limpar o couro completamente. Massageie o couro com a ponta dos dedos. Não use as unhas. Enxágue abundantemente. Repita o processo se necessário. 
A seguir use seu condicionador preferido (caso necessário) e termine a lavagem como de costume.

2- Molhe o cabelo abundantemente. 
Esfregue a barra entre as mãos até obter espuma. Em seguida, esfregue as pontas dos dedos e não as unhas no couro cabeludo para espalhar e massagear a espuma. Repita quantas vezes forem necessárias para espalhar e massagear todo o couro cabeludo até limpar corretamente. Enxaguar abundantemente, deixando a espuma escorrer pelo fio e assim, limpá-lo.
Repita o processo até que o couro esteja completamente limpo.
A seguir use seu condicionador preferido (caso necessário) e termine a lavagem como de costume.
shampoo em barra
Shampoo Castille e aloe vera, Hello Kitty




shampoo em barra
Shampoo castille e aloe vera, flor

Como me adaptar ao shampoo em barra ?
É comum amar seu cabelo por uma ou duas semanas quando você usa um novo shampoo. Então seu cabelo fica sem graça e sem vida novamente.
Por que? Porque o novo shampoo retirou o resíduo do shampoo anterior e começa a fazer seu efeito. Mas, por favor, não use um shampoo em barra por uma ou duas vezes para decidir se gosta ou não dele. Use por  mais tempo para certificar-se do real efeito.

Lembre-se: cada cabelo é diferente e a melhor forma de decidir como usar é identificar quais ativos e métodos melhor se adaptam ao seu tipo de cabelo.
Os shampoos em barra não contém detergentes como os shampoos comerciais e limpam mais suavemente. Se sentir necessidade, experimente a limpeza profunda pré-shampoo.


Como fazer a limpeza profunda pré-shampoo?

A limpeza profunda pré-shampoo é útil para se livrar de resíduos deixados por outros produtos.

Se você usa gel, finalizadores  ou condicionadores de cabelo seco, experimente:
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio + 1 xícara de água morna
Misture estes ingredientes em uma vasilha ou coloque num frasco com spray. Molhe os cabelos e aplique o conteúdo do spray no couro e fios, ou espalhe a mistura direto da vasilha, simplesmente aplicando no couro e nos fios. Massageie até saturar os fios. Enxágue completamente com água morna e em seguida proceda a lavagem como de costume.


shampoo em barra
Shampoo amla decorado



Existe shampoo em barra sem sulfato?
Claro!! 
Quando me interessei pelo assunto procurei a matéria prima, chamada de "base". São barras que podem sem trabalhadas e deveriam ser "neutras", mas .... todas as bases que encontrei continham sulfato, mesmo as de glicerina. 
Foi então que encontrei shampoos em barra sem sulfato em sites americanos. Aí veio a idéia de montar meu próprio shampoo.
Consegui encontrar barras  puras sem sulfato para serem usadas como bases juntando óleos vegetais e essenciais, manteigas vegetais, extratos e/ou cores que mais agradem.

Como encomendar o melhor shampoo em barra para meu cabelo ?
Você pode escolher um shampoo em barra pronto aqui 
OU 
encomendar um shampoo em barra com os ingredientes de sua preferência que farei para você. Sim, a arte da saboaria me pegou!! Estou amando fazer shampoos em barra e poder unir os ingredientes que quero e preciso para tratar meu cabelo.
Atenção: as bases puras sem sulfato são trazidas dos EUA. Porém, após completar o processo com os óleos, manteigas, extratos, cores e perfumes de sua preferência é necessário um período de "cura"


O que é o processo de "cura" dos shampoos em barra?
As bases são liquificadas na temperatura ideal para que possam ser adicionados óleos vegetais, manteigas, óleos essenciais e demais ingredientes solicitados pelo cliente. 
Em seguida é colocada nos moldes e está parcialmente pronta. Para terminar o processo de saponificação (reação química que transforma esta massa em barras de shampoo, evaporando todo possível sulfato que houver), permanecem em repouso em lugar fechado e cobertas por 48 horas. 
Pode então ser retirada dos moldes ou cortada se for feito em barras grandes.
Continua o processo de cura, repousando em lugar fechado e escuro por 4-6 semanas. Durante este período a maior parte da água usada na receita evapora para tornar o shampoo mais suave. 
Após este prazo, são embalados e etiquetados com composição:


shampoo em barra
Etiquetas na parte traseira



Etiqueta composição detalhe


E se eu quiser uma barra por encomenda, como fica o processo da cura?
Simples, após 48 horas, quando posso retirar do molde, envio o shampoo e você pode terminar o processo de cura. Você receberá um pacote adequado para deixá-lo repousando e também a data em que pode usá-lo. Basta esperar a data marcada e pronto! 




shampoo em barra

shampoo em barra
Encomendas prontas


DICAS:

- Os shampoos em barra podem produzir pouca espuma, principalmente em locais com água dura. Para saber mais sobre água dura veja aqui



- Uma maneira natural de finalizar a lavagem com shampoo em barra é o enxágue ácido, que pode ser feito com vinagre de maçã ou de cidra, na seguinte proporção:
235 ml de água (filtrada,de preferência) + 1 colher de sopa de vinagre de maçã
Após lavar e condicionar, use esta solução no último enxágue.  
Este enxágue tem Ph ácido e fecha as cutículas proporcionando maior brilho.

- O shampoo em barra também pode ser usado no corpo, aproveitando seus componentes hidratantes e umectantes para tratar a pele.


- É prático e econômico: corte sua barra de shampoo em pedaços e molhe apenas o que irá usar. É prático porque pode ser levado para a academia, em viagens e você evita o desperdício, usando apenas o necessário.




Já escolheu ou já usou shampoo em barra? Conte pra gente!!

Bjks
Facebook gaspinha
Instagram gaspinhaimportados
Twitter gaspinha1
Grupo Importados Facebook
Email gaspinha1@gmail.com


Nenhum comentário: